terça-feira, 9 de junho de 2009

Finalmente o fim.


No ultimo minuto do segundo tempo venho através deste postar minha redação final sobre o projeto.

Na defesa oral do inter, expliquei os conceitos do recorte e das animações. Sabia exatamente o sognificado de todos os itens, apectos, e referências utilzadas, porém, pela falta de tempo e falta de experiência também não soubemos mensurar um tempo para ensaiar o discurso. Deu no que deu. Um discurso com muitas redundancias e que dava muitas voltas no mesmo lugar, faltando objetividade, apesar de saber do que estava falando, já na defesa, ficou mais fácil defender nosso ponto de vista já que tinhamos o conceito mais ou menos bem definido. Ensaiar a apresentação é um ponto que achei bem importante depois dessa experiência, por que por mais que saibamos do que estamos falando, com o nervosismo, as palavras se misturam, o raciocínio fica confuso e nos perdemos um pouco.
Falei também um pouco do fotojornalismo e da fotografia humanista, conceitos que estavam claros para mim.
O grupo no geral acho que foi bem na apresentação. O Eduardo falou bem e sabe explicar as ideias com calma, e a Lara, Alejandro e Thiago defenderam bem nossas ideias nos questionamentos da banca.
Houveram perguntas teóricas nas quais saimos bem e questionamentos quanto ao conceito Fragmentação Familiar e a arte utilizada no pôster. A professora Cristine questionou o fragmento presente na mente da criança, "por que a criança vive em uma realidade fragmentada a imaginação dela também é fragmentada?". A nossa intenção com o fragmento na mente da criança foi colocar tudo o que ocorre na mente da criança na imaginação, e é claro, a imaginação parte de fatos que conhecemos na realidade, de um repertório de experiências que somam à nossa imaginação, então, a fragmentação familiar interfere sim na imaginação da criança, assim como qualquer outra experiência na vida, portanto, por isso dentro da arte que envolve a mente da criança há o fragmento e há também os objetos coloridos, fruto da imaginação da criança interagindo em sua realidade. Porém, achei totalmente válido este questionamento, e me levou a repensar o conceito desta ilustração, me fazendo chegar a soluções até mais interessates, que eu pretendo trabalhar mais pra frente.
No mais, é claro que os professores comentaram a aparência inacabada da animação para a web, que realmente ficou incompleta, mas valorizaram o nosso trabalho como um todo, isso por que acompanharam o processo desde o início e conhecem o trabalho de base que nós desenvolvemos, além de saberem que a técnica utilziada por nós, a rotoscopia, é muito trabalhosa e desgastante.
Bom, queia poder ter me dedicado muito mais à este inter, ideias não faltaram, porém comecei a trabalhar integralmente, inclusive de fim de semana e infelizmente o dia tem 24 hora não existindo tempo para executar as tarefas. Fiquei meio decepcionado com alguns resultados, pois nosso trabalho tem um conceito muito bancana, e poderia ser bem melhor, e por isso pretendo seguir investindo nas melhorias do projeto.
O grupo ocilou muito, com a fase inicial produzindo muito material bom e depois desandando com brigas, mancadas, falta de compromisso, ego, teimosia e falta de experiência. E eu me incluo nisso, porém no fim a experiência foi válida, acho que sempre agrega algo, por mais conturbado que seja.
Espero que todos tenham levado algo de positivo desse trabalho, e principalmente algo que pode ser melhorado para o próximo.

É isso ai, valeu grupo e valeu a todos os professores, principalmente Prof. Helena e Drausio que nos incentivaram muito!

Preciso durmir, boa noite... =)


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